terça-feira, 16 de novembro de 2010

Televisão e moda anos 90

Televisão anos 90
Os anos 90 continuaram trazendo à televisão novidades a nível de expansão, de técnica e de conteúdo. Outras redes surgiram, o sistema de TV à cabo cresceu e diversas emissoras independentes em VHF ou UHF foram inauguradas, principalmente pelo interior do Brasil, dirigindo-se a públicos mais específicos.

Aumentou a comercialização de horários em diversas emissoras, alugados para a exibição de programas de vendas diretas ao consumidor e exibição de programas religiosos.As igrejas evangélicas conquistaram milhares de fiéis. O telejornalismo foi um dos maiores responsáveis por esse tipo de veiculação. Atrações especiais foram criadas para exibir notícias de desgraças, exploradas com sensacionalismo mórbido e cruel.
Ao lado da imprensa em geral, também a televisão funcionou como um órgão de denúncia, não se esquecendo, contudo, de que essa participação lhe favorecia a audiência.
Surgia ali um apresentador agressivo, irreverente e propositalmente sem educação. Ele era responsável pelo anúncio de temas escabrosos como a principal atração de seus programas; fazia da televisão um palco da miséria humana. Com isso, esses novos personagens da televisão ganhavam grande audiência e obtinham bons lucros aos seus patrocinadores, às suas emissoras e a si mesmos - ainda hoje, eles recebem os salários mais altos da televisão.
Algumas inovações da programação nos anos 90 foram:
A maior veiculação do esporte, Maior variedades dos programas femininos, A criação da TV interativa, com programas dramáticos ou de informação, Inauguração de uma nova forma de veículo dramático: como a microssérie - Na dramaturgia, foram exibidas mais intensamente minisséries e seriados.
Nos anos 90, as duas principais emissoras educativas do país (a de São Paulo e a do Rio de Janeiro) se transformaram em redes individuais. Começou-se a desenvolver uma programação voltada especialmente ao telejornalismo (com noticiários, debates e entrevistas) e aos programas infantis que, além de conquistarem premiações em festivais e mostras internacionais de televisão, puderam ser exibidos por todo o país, através das outras estações educativas afiliadas.

Os comerciais foram sempre de importância vital para a sobrevivência da TV desde o seu início. Contudo, na década de 90, essa produção publicitária chegou a níveis muito exagerados, transformando o vídeo, além de vitrine da miséria humana, também numa vitrine de ofertas.

Criou-se programas e até canais por assinatura, exclusivamente, para venda de produtos. Na programação normal, além dos intervaelos comerciais, inúmeros programas passaram a utilizar vinhetas sobrepostas à imagem da atração, remetendo o nome dos patrocinadores ou avisos de promoções especiais.

Paralelamente a essa intensa comercialização para formar consumidores, a TV incorporou ainda um sistema no qual o público foi induzido a entregar o dinheiro diretamente às emissoras. Para isso, ela incorporou o esquema de discagem telefônica "0900" em suas atrações, nas quais o telespectador concorria a prêmios valiosos. Milhares de pessoas ligavam diariamente e muito poucas eram contempladas. Todas as emissoras iniciaram a utilização desse sistema nos mais variados programas, auferindo lucros fabulosos tanto para si mesmas quanto para os departamentos oficiais de comunicação dos governos estaduais e federais.
Com o fim da censura no final da década anterior, as telenovelas passam a abordar temas mais sérios com maior freqüência, como a homossexualidade (em A Próxima Vítima (1995) e Torre de Babel (1998)), a reforma agrária (O Rei do Gado (1996)), entre muitos outros, que são discutidos com mais naturalidade e melhor aceitos pela sociedade no geral.
As telenovelas mexicanas ganham destaque com a trama de maior sucesso no Brasil, Maria do Bairro, história protagonizada pela cantora Thalía.
Desenhos animados que fizeram sucesso nos anos 90 foi: Caverna do Dragão, He-man, Cavalo de Fogo, X-men, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Tartarugas Ninja, Os Simpsons, entre outros.



Desenhos, Séries e Programas de Tv que fizeram sucesso nos anos 90:Os Trapalões, Carga Pesada, Show da Xuxa, Tv Colosso, Domingão do Faustão, RockGol, Casseta e Planeta, Sai de Baixo, Aqui e Agora, Programa do Ratinho, Castelo Rá-tim-bum, Show do Milhão, Passa ou Repassa, Escolinha do Barulho, Chiquititas, Um Maluco no Pedaço, A família Dinossauro, Chaves, Chapolim Colorado, Power Rangers, Scooby-Doo, A Escolinha do Professor Raimundo, A Turma do Didi, Mais Você, Sandy e Júnior, Dragon Ball Z.



Filmes que fizeram sucesso nos anos 90: A Bela e a Fera, Aladdin, A Pequena Sereia, Hércules, O Rei Leão, O Corcunda de Notre Dame, Tarzan, Toy Story, Pocahontas, O Alto da Comparecida, Batman, Homem Aranha.

Novelas de sucesso nos anos 90:Barriga de Aluguel, Vamp, Felicidade, Fera Ferida, Sonho Meu, A Próxima Vitima, Explode Coração, Cara e Coroa, Irmãos Coragem, Malhação, O Rei do Gado, Por Amor, Anjo Mau, Torre de Babel, Corpo Dourado, Era Uma Vez, Pecado Capital, Suave Veneno, Terra Nostra, Andando nas Nuvens, Amazônia.
Moda anos 90

Até a metade da década de 90, o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores.
A moda seguiu cada uma dessas tendências, produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões. Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calças,bermudões largos, cabelos grandes e desarrumados, camisas de flanela, jeans rasgados e camisas xadrez da região de Seattle, berço destes músicos, se tornam um "uniforme".
A camisa xadrez, aliás, foi uma verdadeira coqueluche presente mesmo nos armários dos rapazes mais tradicionais, os mauricinhos.
Piercings e tatuagens se tornam cada vez mais comuns e preto se torna cor dominante em moda.
A preocupação ecológica ganhou status e fez com que países e populações conscientes (como aconteceu na Alemanha) exigissem mudanças por parte dos governos e fabricantes de bens de consumo.
Na segunda metade da década, a moda passou a buscar referências nas décadas anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais), tudo mesclado à modismos dos anos correntes.
A sensualidade torna-se mais ardilosa, insinuada, armadilhas para o olhar, estímulo às fantasias. As cores, tons vibrantes: rosas declaradas, amarelos impulsivos, azuis profundos, coisa bem Brasil.



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